Principais atividade do Departamento Pessoal

  • por

As atividades do departamento pessoal são muitos, por isso, é importante contar com uma equipe qualificada e que tenha domínio sobre a legislação trabalhista, rubricas como férias e décimo terceiro salário e folha de pagamento.

São 3 as principais atividades desenvolvidas pelo Departamento Pessoal: Admissão – Folha de Pagamento – Demissão.

Na admissão o DP cuida da solicitação do exame admissional, do preenchimentos dos benefícios e registro do contrato de trabalho.

Já na folha de pagamentos, que é onde tem maior exigência, o departamento além de montar a folha de pagamento em sí com os descontos e remuneração, também observa banco de horas, lança os impostos relacionados e paga as guias.

Quando há processo de demissão é a hora que o departamento pessoal precisa ter atenção redobrada para que nenhum dos direitos do funcionário que está perdendo o vínculo seja descumprido e gerar posteriormente ações trabalhistas contra a empresa.

Os processo são complexos e demandam tempo e atenção, por isso, muitas empresas optam por terceirizar o Departamento Pessoal para empresas especializadas como o Grupo Alves Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *